Paulo Costa, 20 de dezembro de 2022
A caldeiraria é o processo da engenharia mecânica que consiste em dobrar chapas metálicas, com intuito de manufaturar estruturas com um certo perfil ou tubo, podendo estes ter diversas formas.
Naturalmente, os projetos mecânicos são desenvolvidos para atender às mais diversas demandas e funções, sempre visando um resultado suficiente, confiável, e de custo mais baixo.
Quando é necessário um elemento de sustentação, como uma viga, uma de nossas primeiras opções é sempre uma chapa de aço dobrada. Isso pois as chapas são formas bastante simples e baratas de aço, e, dobrando-as em forma de eixo ou viga, conseguimos aumentar a sua sustentação e a sua capacidade de suportar cargas.
Os tubos e os perfis são amplamente empregados na engenharia, possuindo diferentes propriedades mecânicas. As suas propriedades variam de acordo com o formato e sua aplicação.
Visto a importância da caldeiraria, nesse post, vamos contar um pouco mais sobre essa área da engenharia!
Caldeiraria para um Tubo OD
No Brasil, a classe de tubos que mais utilizamos é a OD, que recebe esse nome por respeitar a norma OD (que vem do inglês outside diameter), onde a espessura desejada durante o dimensionamento é sempre adicionada do exterior para o centro do tubo.
Normalmente, podemos encontrar os tubos OD com diferentes espessuras e diâmetros, sendo comercializados por metro.
Caldeiraria para um Tubo Schedule
O tubo Schedule que tem aplicação voltada especificamente para transporte de fluidos, podendo ser usado em processos que envolvem altas pressões e temperaturas.
Curiosamente, a numeração desse tipo de tubo não se refere ao seu tamanho ou espessura. Na realidade, ela segue uma norma internacional que envolve parâmetros relacionados às suas propriedades de transporte de fluidos.
Caldeiraria para um Perfil U
São basicamente chapas dobradas no sentido longitudinal para proporcionar uma maior sustentação e resistência, ou seja, é a transformação de uma chapa em uma viga.
Justamente por isso, são bastante usadas com funções estruturais em projetos mecânicos, pois possuem uma resistência grande, ao mesmo tempo que são leves e baratas.
Trefilação
Para fabricação de tubos, a técnica empregada mais utilizada é a trefilação, que consiste em passar o material por um “molde”, chamado de matriz, que define as dimensões e o formato da peça.
Dobramento de Chapas
Nessa técnica, o local onde a peça deve ser dobrada é posicionado sobre uma cavidade, também chamada de matriz. Então, uma ferramenta denominada punção é pressionada contra essa região, produzindo uma dobra na chapa.
Essa dobra deve ser realizada levando em conta diversos fatores, como a espessura da chapa, a resistência à flexão do material, e o retorno elástico, ou seja, a tendência da peça voltar ao seu estado plano.
Na i9 Consultoria, trabalhamos diariamente com o desenvolvimento de projetos mecânicos, trabalhando diretamente com fornecedores especializados em caldeiraria e usinagem de metais no geral.
Clique aqui para conhecer os nossos serviços e agende uma consulta para o seu projeto!