Róger Bordignon, 13 de março de 2023
Ao desenvolver um produto ou serviço, é comum enfrentar o desafio de compreender a eficiência e a assertividade de seus conceitos. Nesse sentido, a prototipagem surge como um processo essencial para a criação de um produto mínimo viável, que permite simulações e testes antes do lançamento do projeto ou serviço.
O que é prototipação?
A palavra “protótipo” tem origem grega, onde “protós” significa primeiro e “typos” significa tipo. Portanto, sua tradução significa o primeiro modelo que está em fase de testes, estudo ou planejamento.
A prototipagem é um processo que pode ser aplicado em diversas fases do projeto, seja na fase conceitual, preliminar ou detalhada. Essa técnica permite o desenvolvimento de um produto simplificado que pode ser utilizado para simulações e testes do projeto ou serviço antes de seu lançamento.
Vantagens da Prototipação
O uso de protótipos é extremamente valioso para validar ideias, uma vez que oferece uma visualização simplificada do produto ou mecanismo que se quer testar, com custos muito menores do que a criação de um produto finalizado.
Além disso, a prototipagem permite avaliar a usabilidade do usuário e testar critérios como a facilidade de uso, a intuitividade e a fluidez da ferramenta ou equipamento, identificando possíveis obstáculos e buscando eliminar excessos, redundâncias e erros.
Ao colher feedbacks dos usuários, é possível entender se o produto ou mecanismo é realmente promissor e merece ser desenvolvido ou utilizado. Com isso, podem ser realizadas melhorias antes do lançamento no mercado, garantindo um produto mais eficiente e alinhado com as necessidades do público-alvo.
Como a i9 utiliza esse recurso?
À medida que a evolução dos produtos se acelera, as tecnologias para o desenvolvimento de protótipos também evoluem rapidamente. Na i9, empregamos ferramentas de ponta, como as impressoras 3D, para validar mecanismos em projetos de máquinas. Isso nos permite atingir uma maior precisão durante o processo de fabricação.
Embora utilizemos ferramentas de CAD para o desenvolvimento de projetos, nem sempre é possível garantir que tudo funcionará conforme o planejado. Portanto, a utilização de outros métodos de prototipação permite a validação e segurança necessárias para entregar um projeto de alta qualidade.
Tipos de prototipação
A prototipação é dividida em três tipos principais: baixa fidelidade, média fidelidade e alta fidelidade. Cada um desses tipos é utilizado de acordo com as necessidades específicas do projeto e os recursos disponíveis para criar versões de testes similares à versão final.
A prototipação de baixa fidelidade é adequada para projetos que não envolvem muita inovação e possuem referências conhecidas. Esses protótipos são geralmente feitos à mão, com desenhos em papel ou post-its, e fornecem noções básicas de design e funcionalidades do sistema.
Já os protótipos de média fidelidade utilizam ferramentas de software para simular o comportamento do sistema. Isso permite que o usuário tenha um entendimento mais detalhado do projeto, além de ajudar projetistas e designers a analisar detalhes técnicos do produto.
Por fim, o protótipo de alta fidelidade é uma visualização em escala real do projeto, permitindo que sejam verificadas as funcionalidades e decisões tomadas durante o desenvolvimento. É uma etapa importante para garantir a assertividade do projeto e que ele atenda aos requisitos de desempenho esperados.
Quer tirar sua ideia do papel e ver o seu negócio decolar? A i9 Consultoria pode te ajudar! Entre em contato e conheça os serviços que podem inovar a sua empresa!
Clique aqui para conhecer os nossos serviços e agende uma consulta para o seu projeto!