João Gabriel Wagner, 24 de Novembro de 2023
Você que está inserido no mercado de Startups ou que pensa em entrar neste meio, já sabe como alcançar o Product Market Fit no seu negócio, e como ele pode garantir o sucesso da sua empresa no mercado? O PMF é um conceito que em linhas gerais significa estar em um bom mercado com um produto que possa satisfazê-lo da melhor forma, e aplicá-lo é um diferencial para garantir o sucesso e crescimento exponencial do seu negócio. Conheça a seguir o PMF e como alcançá-lo será a virada de chave quando se fala em garantir o sucesso de sua empresa .
O que Product Market Fit?
O Product Market Fit pode ser descrito como a capacidade de sua empresa de desenvolver uma solução que atenda a demanda do mercado e ao mesmo tempo gere resultados financeiros significativos capazes de manter esta solução.
Desta forma, a teoria mais fomentada acerca do assunto, é a pirâmide do PMF, que consiste em um modelo hierárquico de 5 componentes, sendo da base ao topo:
- Público-alvo;
- Necessidades mal atendidas;
- Proposição de valor;
- Conjunto de características;
- Experiência do usuário (UX ou User Experience).
Com o Product Market Fit entrando entre as etapas de Necessidades mal atendidas e proposição de valor, para definir e construir uma solução de sucesso para o mercado. A pirâmide vem como forma de guiar o processo de formação de hipóteses em cada um desses setores.
Para colocar esta pirâmide em prática as etapas devem ser seguidas em ordem hierárquica, contendo no total 6 passos a serem seguidos:
- Determinação do seu público alvo:
Esta etapa do processo é a base da pirâmide pelo simples motivo de que sem um público alvo definido você não consegue saber quem o seu produto quer atingir, sendo este passo de suma importância para a construção dos demais, e isto pode ser feito pela definição de personas, que nada mais é do que o estereótipo de cliente ideal para seu produto ou serviço, para que todos que trabalham com você possam ter noção para quem estão desenvolvendo e construindo o projeto.
- Identificar as necessidades mal atendidas do seu cliente:
Logo após a definição do seu público alvo, cabe à equipe identificar onde querem atacar com o produto que irão lançar, em qual dor do cliente este projeto irá vir para sanar. Olhando com um olhar macro para o mercado e analisando quais necessidades o cliente tem no segmento e que estão sendo mal atendidas no cenário atual, e como que o público julgaria aquela solução, se será positiva sanando suas necessidades ou não.
- Definir a sua proposição de valor no mercado:
Neste aspecto é de suma importância para a empresa definir qual diferencial focar para buscar esta diferenciação do mercado, qual dor do cliente será colocada como foco principal no desenvolvimento do produto. É importante perceber como o seu produto poderá ser superior aos demais concorrentes e quais características únicas ele terá que vão ser de agrado do cliente.
- Especificação do seu MVP:
A especificação e definição do seu MVP(Mínimo Produto Viável) é de suma importância para a validação das hipóteses obtidas nas etapas anteriores. Basicamente, construir o que é extremamente necessário para criar valor suficiente na visão do cliente e validar se está indo no caminho correto, podendo surgir desta etapa muitas aprovações ou desaprovações dos clientes em potencial do seu produto.
- Criação e idealização do seu protótipo de MVP:
Para enfim testar estas hipóteses do MVP, é preciso mostrar aos clientes uma versão do seu produto ou serviço, a mais indicada é a criação de de um protótipo, que muitas vezes não precisa ser funcional mas deve mostrar as características principais que você vai querer abordar neste produto, devendo ter alta fidelidade com o projeto final e também um grau de interatividade semelhante ao que o cliente vai encontrar no final do projeto. Portanto quanto mais fidedigno for o protótipo mostrado ao mercado, mais fiel será os feedbacks que você terá de volta para nortear o restante do desenvolvimento.
- Testagem do seu MVP com seus clientes:
Por fim, tendo em mãos o protótipo, seguindo todas as recomendações das demais etapas, chegou o momento de realizar a testagem com os clientes, sempre garantindo que as pessoas de quem é solicitado este feedback pertencem ao mercado alvo esperado. O CSAT(Satisfação do Cliente) é uma métrica muito utilizado por grandes empresas, com perguntas rapidas e faceis de se responder medindo assim o nível de satisfação deste cliente e coletando possíveis melhorias que ele acharia adequado para sua realidade, é conveniente depois tentar um contato mais individual com cada cliente podendo ter uma ideia melhor a respeito do quanto o seu produto o agradou. Perguntas como: o que você acha deste recurso?(Principal diferencial do seu produto), qual recurso foi mais impactante?, Você acha que algum recurso deveria ser eliminado?, são ótimas para poder validar assim o seu protótipo, com a quantidade de público variando conforme a grandeza do seu produto, mas em média é realizada entre 5 a 8 pessoas. Ao final de cada teste é importante uma análise destes dados como forma de se preparar melhor para o próximo, buscando atender o que foi mais requisitado pelas pessoas.
- Mas e quando eu vou saber que o Product Market Fit está instaurado na minha empresa?
Esse é um momento em que você tem que olhar para o seu cliente e seu público alvo e ver como dizem, se a pupila deles irá brilhar ao ver o seu produto, se aquilo que foi apresentado a eles realmente soluciona suas dores. Tente até mesmo uma compra antecipada, pois nenhum cliente está tão satisfeito quanto um disposto a pagar antes mesmo de receber o produto. Uma abordagem mais técnica seria analisar um gráfico percentual de usuários ativos, se notar uma planificação quer dizer que você alcançou seu Product Market Fit e ele está estruturado dentro da sua empresa, rumo ao sucesso no mercado.
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