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Como desenvolver um produto de sucesso

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Igor Neves,  26 de Setembro de 2023

 

    Aprenda como fazer um projeto de produto de sucesso, desde a ideia inicial até o lançamento no mercado. Neste artigo, você encontrará informações sobre as etapas do processo de desenvolvimento de produto, os elementos essenciais de um projeto de produto e as melhores práticas para garantir o sucesso do seu produto.

O que é um "projeto de produto"?

    Projeto de produto é um processo de desenvolvimento de um produto, desde a ideia inicial até ele ser lançado no mercado. É um processo complexo e multidisciplinar, que envolve diferentes áreas, como marketing, engenharia, design e desenvolvimento.

Qual é o objetivo de um projeto de produto?

    O objetivo do projeto de produto é criar um produto que satisfaça as necessidades do cliente/ usuário e que tenha sucesso no mercado. Para isso, é necessário realizar uma análise de mercado, definir os requisitos do produto, criar um design, prototipar e testar o produto, e finalmente lançá-lo no mercado.

Qual é a importância desse desenvolvimento?

    O desenvolvimento de projeto de produto é importante para garantir que o produto seja desenvolvido da forma mais eficiente e eficaz possível. Um projeto bem planejado e executado ajuda a reduzir custos, evitar retrabalho e garantir que o produto atenda às expectativas do cliente.

Qual é a entrega final e como desenvolver um projeto de produto?

     A entrega final de um projeto de produto é o produto pronto para ser lançado no mercado. O produto deve estar em conformidade com os requisitos definidos no projeto e deve ser capaz de atender às necessidades do cliente.

Como fazer um projeto de produto?

O processo de desenvolvimento de projeto de produto pode ser dividido nas seguintes etapas:

  1. Análise de mercado: Nessa etapa, é necessário entender as necessidades do cliente e do mercado. É importante realizar pesquisas de mercado, entrevistas com clientes e análise da concorrência.
  2. Definição de requisitos: Onde são definidos os requisitos do produto. Os requisitos devem ser claros, específicos e mensuráveis.
  3. Criação de design: Aqui é criado o design do produto desde o seu conceito até a sua versão funcional. O design final deve ser funcional, atraente e adequado às necessidades do cliente.
  4. Prototipação: Agora, é necessário criar um protótipo do produto para testar o design e a funcionalidades dele, e aí sim garantir que está de acordo com o que o mercado espera.
  5. Teste: Nessa etapa, o produto é testado com clientes reais. O objetivo dos testes é identificar e corrigir possíveis problemas com o produto.
  6. Lançamento: E por fim, o produto é lançado no mercado, através de uma ação multidisciplinar que envolve desde a construção de marca e vendas do produto, até a fabricação, logística e suporte aos clientes/ usuários.

Case real

    Um projeto de novo produto para fisioterapia (Especialidade da i9): O projeto deve começar com uma análise de mercado para identificar as necessidades dos clientes e usuários, nesse caso fisioterapeutas e pacientes. Em um de nossos cases de sucesso, a Esteira Neurofuncional, buscamos a validação de dezenas de clientes, desde clínicas até hospitais. Com isso entendemos o que o mercado precisava e onde poderíamos inovar. Em seguida, os requisitos do produto foram  definidos, utilizando de métodos de pesquisa com clientes de referência no mercado. Depois, o design do produto foi criado e na sequência, desenvolvemos um protótipo do produto para testar o design e a funcionalidade com esses clientes para identificar e corrigir possíveis problemas. Finalmente, o produto foi lançado no mercado e em menos de um ano, faturou mais de dois milhões de reais e impactou milhares de pacientes em reabilitação.

    As soluções para o desenvolvimento de novos produtos da i9 Consultoria vão te surpreender. Entre em contato com a nossa equipe para entendermos como podemos te ajudar a alcançar os melhores resultados. 

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