Leonardo Ghizoni, 28 de janeiro de 2022
Os produtos fabricados sob demanda exigem uma atenção ainda maior no processo de entrega para que os clientes possam ter uma boa experiência ao longo do processo. Tal processo é dividido em diversas etapas e o cliente deve ser informado em que etapa se encontra o seu produto. Assim sendo, transparência o ponto chave de um bom processo de entrega de produtos.
O Processo de entrega de produtos exige etapas bem definidas e estruturadas
Quando se trata de produtos fabricados de acordo com a demanda de venda, normalmente são produtos de um alto valor agregado e uma certa complexidade no seu desenvolvimento e ,por isso, necessita-se de um processo muito bem definido de produção, entrega e acompanhamento pós venda com o cliente. Definindo responsáveis por cada uma das etapas e uma forma otimizada de contato entre os responsáveis de cada uma das etapas e a equipe comercial que repassará as informações aos clientes. Focando na transparência, até mesmo quando os prazos não são cumpridos e os problemas surgem.
Além disso, é essencial que os alinhamentos de expectativas entre vendedor e comprador estejam corretos, principalmente em relação a prazos e qualidade. A quebra de expectativas é um dos principais motivos que causam o descontentamento dos clientes, causando diversos problemas para a empresa como uma má imagem para o mercado alvo, um aumento no número de cancelamentos de pedidos, uma diminuição no índice de recompra, entre outros.
Como já citado anteriormente, a definição e estruturação das etapas são essenciais. A primeira etapa que seria a de produção deve já estar com a linha de produção e todas etapas bem destrinchadas, facilitando e diminuindo o prazo de entrega. Após isso se inicia a etapa de transporte que deve ser definido se o frete será terceirizado para uma única empresa de logística parceira, em casos de grandes empresas e um grande volume de vendas, ou realizado com transportadoras parceiras que oferecem um trabalho de qualidade e garantem que o produto será entregue em perfeito estado, nesse caso sendo definidas de acordo com as variáveis de cada pedido. Por fim, se inicia o acompanhamento de pós-venda para garantir uma experiência única para o cliente, prestando suporte e garantindo com que o produto seja usado da melhor maneira possível.
O PROCESSO DE ENTREGA DA ESTEIRA NEUROFUNCIONAL
Como exemplo prático de um processo de entrega de um produto produzido sob demanda, a esteira neurofuncional possui processos bem definidos e cada uma das etapas será explicada a seguir. Iniciando com a industrialização que é feita por uma metalúrgica parceira, a I9 acompanha atentamente todo o processo e repassa ao seus clientes em qual etapa se encontra o produto, mantendo a transparência como prioridade.
Após a finalização da produção, se inicia o processo de logística de entrega que atualmente é realizado com transportadoras parceiras e é realizada por todo Brasil. E no caso da esteira neurofuncional, ela precisa passar por uma etapa de montagem que é alinhada com o cliente assim que o produto chega no destino, essa montagem é realizada por um técnico especializado, o que garante o funcionamento perfeito desse produto que auxilia o trabalho dos fisioterapeutas e o tratamento dos pacientes.
Como última etapa de todo processo, o acompanhamento de pós-venda da esteira neurofuncional com os clientes engloba prestar suporte em caso de dúvidas, o envio do manual de uso, colher feedbacks dos clientes para verificar as melhorias que devem ser realizadas, a realização de manutenções e do serviço de desmontagem e montagem. Dessa forma, mantendo uma boa imagem em relação ao mercado de atuação e, consequentemente, com uma saudável quantidade de vendas.
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