CONHEÇA METODOLOGIAS ORGANIZACIONAIS QUE PROMETEM ATÉ QUADRUPLICAR A PRODUTIVIDADE DA SUA EMPRESA
A primeira maneira de fazer mais com menos – e talvez a mais fácil de se implementar – é o uso de métodos de gestão de pessoas e do tempo. Adotadas e comprovadas pelo mercado moderno, elas são a saída de muitas empresas à beira da falência.
Dentre as várias ideias, selecionamos 2 que acreditamos serem as mais consolidadas: Técnica de Pomodoro e Scrum.
TÉCNICA DE POMODORO
Já notou como depois de meia hora de trabalho sua cabeça já começa a voar? Francesco Cirillo percebeu isso e desenvolveu sua técnica procurando manter nossa mente na “linha ótima de foco”.
Basicamente, ele pede para que de tempo em tempo façamos uma pausa para descansar e voltar a trabalhar com força total.
Aqui vai um passo-a-passo da estratégia:
- Faça a lista de suas tarefas do dia;
- Ajusta o “timer” para 25 minutos;
- Comece a fazer sua primeira tarefa;
- Assim que o timer soar, pare e descanse 5 minutos (dê uma olhada na rede social, tome um café);
- Recomece a tarefa (se ela não terminou) ou inicie outra;
- Após 4 despertadas seguidas, descanse um período maior (de 15 a 30 min).
Pode parecer loucura descansar tanto, mas veja o quanto isso vai te poupar tempo!
SCRUM
“FAÇA O DOBRO EM METADE DO TEMPO” – DIZ O SUBTÍTULO DO LIVRO.
Este método é mais voltado à gestão do seu time. Diferentemente da Técnica de Pomodoro, a qual tem foco no tempo, o Scrum pode te ajudar a organizar melhor as tarefas e, assim, aumentar a produtividade na empresa.
Por isso, as 2 metodologias mostradas aqui podem ser implementadas em conjunto, uma vez que uma não exclui a outra. De fato, te trazem ainda mais resultado quando funcionam juntas.
Vamos pontuar aqui apenas algumas do grande número de dicas do Scrum. Veja mais no nosso eBook.
- Faça stand up meetings todos os dias
Em português, reuniões em pé, são conversas rápidas de 15min, no máximo (por isso reuniões em pé – ninguém gosta de ficar de pé por muito tempo).
Essas reuniões são pautadas em apenas 3 perguntas: O que fez ontem?, O que vai fazer hoje? e O que atrapalhou seu trabalho? Assim, temos um controle maior de como a produção acontece e podemos eliminar barreiras no trabalho dos nossos colegas.
- Entregue valor
Jefferson Sutherland diz que “80% do valor de um projeto está em 20% dos seus atributos”. Ou seja, existem tarefas que entregam mais valor para seu cliente que outras.
Assim, a dica do Scrum é: concentre-se naquilo que mais vai fazer seu cliente satisfeito. Não que o resto não seja importante, mas pode ser deixado em segundo plano.
- Defina o Backlog
Fazer uma “lista de entregas” pode clarear a visão de suas tarefas e evitar aquele tempo que paramos para ver o próximo passo.
Perceba que esta é uma lista de entregas e não de tarefas! Uma entrega é algo concreto, que o cliente já pode começar a usar imediatamente. Uma tarefa que demora e que o cliente não vê resultado pode ser colocada em segundo plano, segundo Sutherland.
Essa foi a 1ª de 5 dicas para você aumentar a produtividade na empresa.