Henrique Antonelli, 15 de maio de 2022
É inegável a importância do empreendedorismo no mercado brasileiro e como ela está diretamente relacionada com o desenvolvimento do país. Desse modo, estimular o empreendedorismo nas universidades torna-se fundamental, capacitando estudantes para o mercado financeiro e abrindo as portas para uma jornada empreendedora de sucesso.
Em 1988, foi implementado no Brasil o MEJ, Movimento Empresa Júnior, com o objetivo de criar empresas geridas por estudantes no ambiente universitário, visando sempre fomentar o empreendedorismo e melhor preparar os membros para as exigências futuras do mercado de trabalho. Atualmente o movimento está presente nas mais diversas universidades do país com mais de 600 Empresas Juniores, obtendo ótimos resultados em relação ao conhecimento dos estudantes.
Por que garantir conhecimento empreendedor nas universidades?
Crescimento sustentável para o país:
A aproximação do mundo acadêmico com o empresarial é fundamental para o desenvolvimento do país e para inovação, já que grandes iniciativas estudantis contam com o conhecimento de mestrandos e doutores, favorecendo os resultados implementados no mercado financeiro.
Excelência na jornada empreendedora:
Trabalhar com preparação ao mercado de trabalho oferece amplos benefícios aos estudantes. Criatividade, comprometimento e responsabilidade são algumas das habilidades desenvolvidas pelo empresário júnior e essas ‘skills’ estão diretamente ligadas aos principais pilares de conhecimento requisitados ao empreendedor brasileiro.
Constante aprendizado:
Estudar tendências do mundo empreendedor, como por exemplo: evolução tecnológica, mercado financeiro, possíveis clientes, fornecedores, etc; permite ao estudante estar sempre atualizado e capacitado para solucionar os diversos desafios que ele vira a enfrentar no mercado de trabalho
Como a I9 consultoria está relacionada com o empreendedorismo na universidade?
Fundada em 1995, a Empresa Júnior i9 Consultoria vem gerando inúmeros resultados de alto impacto aos membros dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção Mecânica. Tudo isso deve-se a uma execução contínua de projetos de engenharia solicitados aos membros. Essa constância nas execução coloca em prática os conteúdos adquiridos na graduação juntamente aos conhecimentos empresariais obtidos pelos trabalhos feitos na empresa.
Destaca-se, portanto, a influência do empreendedorismo no dia a dia dos participantes, já que há muito aprendizado sobre gestão financeira, trabalho com vendas, marketing, documentações, análise de dados e principalmente consultoria, onde um membro executa inúmeros projetos, análises e produtos. Tudo isso gerando um aprendizado e desenvolvimento pessoal inestimável.
Ao trabalhar as diversas áreas do conhecimento, os membros desenvolvem um pensamento de constante inovação. Assim, garantem uma capacitação necessária para se aventurar no mundo empreendedor, tendo como bagagem experiência, responsabilidade e todo comprometimento desenvolvido durante seu tempo como Empresário Júnior.
Se sente pronto para embarcar nessa jornada? Conheça a i9 e acompanhe as novidades do processo seletivo 22.2 no nosso Instagram!