Blog

Desvendando a Inovação Aberta: Estratégias para Implementar em Sua Empresa

WhatsApp Image 2023-10-24 at 09.20.32

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Enzo Endo,  26 de Setembro de 2023

    O artigo a seguir aborda o conceito de Inovação Aberta e sua importância no mundo empresarial. Ele explora como a colaboração com indivíduos externos, com diferentes conhecimentos e experiências, pode impulsionar o desenvolvimento tecnológico e a resolução de problemas. Além disso, destaca as vantagens da inovação aberta, como a descoberta de novas possibilidades, a mitigação de riscos, a redução de custos e a expansão do networking, além de fornecer exemplos de implementação.

Você já ouviu falar em "A união faz a força?"

    A ideia que esse ditado nos traz é a seguinte: pessoas atuando e pensando sozinhas podem até chegar em algum lugar; porém, com um grupo unido e bem organizado, com cada integrante trazendo diferentes conhecimentos e experiências, os resultados podem ser muito maiores.

    É nessa linha que surgiu o conceito de Inovação Aberta: as empresas devem buscar ideias externas da mesma forma que buscam ideias internas, a fim de aperfeiçoar sua tecnologia.

    Formalizado primeiramente por um ex-professor de Harvard, Henry Chesbrough, esse conceito tem sido fundamental para muitas empresas, inclusive algumas das maiores do mundo, trazendo novas oportunidades e colaborando com decisões. Quer aprender mais sobre Inovação Aberta? Continue lendo nosso artigo!

Quais as vantagens da inovação aberta?

    Quando falamos do setor de desenvolvimento de tecnologia de grandes empresas, normalmente imaginamos uma estrutura distante do público, com estudiosos vestindo seus jalecos, e trabalhando cada um em seu canto com as mais improváveis soluções para os problemas da sociedade.

    Porém, com o ritmo acelerado que as coisas acontecem nos dias de hoje, esse modelo de “inovação” tem se tornado cada vez mais ultrapassado. Isso pois, basicamente, tudo tem acontecido mais rápido: as pessoas querem as coisas antes, os concorrentes de todo o mundo trazem seus produtos mais rápido, as opiniões dos consumidores sobre as marcas se espalham mais intensamente, e por aí vai.

    Por isso, sentiu-se a necessidade de novas formas de inovar, para que pudéssemos acompanhar tamanha evolução. E é nesse contexto que aparece a inovação aberta. A ideia de trazer mais pessoas para dentro de seu desenvolvimento, com diferentes origens e conhecimentos, forma um terreno extremamente fértil para novas soluções, melhorias e mudanças.

Dentre as vantagens da inovação aberta, destacam-se:

  • descoberta de novas possibilidades e recursos, por meio do conhecimento de diferentes fontes
  • mitigação de riscos: por meio dessa linha de pensamento, é possível se obter uma maior certeza das possibilidades de sucesso e fracasso das ideias e iniciativas
  • redução de custos: a inovação aberta pode ser trabalhada de formas em que o investimento é diluído entre as partes, ou onde o incentivo à inovação não é financeira, e sim como divulgação, construção de portfólio, aprendizado, etc.
  • Conhecer mais pessoas: o famoso networking, possibilitado por meio da conexão e cooperação com pessoas novas

Ok, parece interessante. Mas e como implementar essa tal inovação aberta?

Aqui estão algumas possibilidades de dar esse start em sua empresa:

  • Hackatons: competições onde é dado um desafio a diferentes grupos abertos ao público, que competem entre si em um determinado tempo. Ao final da disputa, aqueles com os melhores resultados são premiados. Desses eventos intensos, costumam surgir diversas ideias de otimização, mesmo de equipes que não necessariamente ganhem. Leia mais sobre hackatons aqui! 
  • Crowdsourcing: exposição de um problema da empresa para o público – por meio das redes sociais – por exemplo, de forma que todos possam trazer sua visão e diferentes soluções. Também pode ser acompanhado de recompensas e prêmios. Um exemplo é de uma famosa marca de batatas fritas, que lançou um desafio onde seus consumidores poderiam sugerir novos sabores. Leia mais sobre crowdsourcing aqui! 
  • Coworking: essa é uma ideia fácil de aplicar! Basicamente, sugere-se a adoção de salas de trabalho compartilhadas, para que, mesmo pessoas trabalhando em diferentes frentes, possam compartilhar seu conhecimento e seus desafios a serem superados.
  • Contratação de empresas terceirizadas: Outra forma eficaz de implementar a inovação aberta é por meio da contratação de empresas externas especializadas em áreas específicas de interesse. Essas empresas podem trazer uma perspectiva fresca e expertise especializada para resolver desafios ou desenvolver novas soluções. Essa abordagem permite que sua empresa aproveite a experiência de profissionais externos sem a necessidade de recrutar novos funcionários em tempo integral. A terceirização de projetos específicos ou a colaboração com consultores especializados podem ser estratégias valiosas para impulsionar a inovação e manter sua empresa competitiva no mercado em constante evolução. Lembre-se de que a chave para o sucesso da inovação aberta é a colaboração e a abertura para ideias externas, o que pode ser alcançado de várias maneiras, incluindo essas mencionadas no artigo.

    A i9 tem sido pioneira na área de inovação aberta há mais de 25 anos, colaborando com nossos clientes para desenvolver novas soluções e abrir novos horizontes de negócios. Através de nossa experiência e compromisso com a inovação, temos desempenhado um papel fundamental em auxiliar empresas a se manterem à frente no cenário em constante evolução, impulsionando o sucesso e a criatividade em suas operações.

 

 

 Clique aqui para conhecer os nossos serviços e agendar uma consulta para o desenvolvimento do seu produto!

Ficou com alguma dúvida?