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O uso da metodologia Scrum em Projetos Mecânicos

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Enzo Endo, 21 de março de 2023

 

       No meio profissional, um projeto mecânico não é desenvolvido de forma desordenada. Existem metodologias que garantem consistência e oferecem um maior controle sobre o trabalho que está sendo feito. A maioria desses conceitos trazem uma forma lógica e efetiva para o trabalho de engenharia e desenvolvimento de projeto.

Principal foco

    Afinal, todos nós temos histórias onde um vendedor ou prestador de serviço ignorou algo que deixamos claro que seria importante. Ou ainda, situações em que não tinham interesse em nossa opinião. No caso do desenvolvimento de projetos mecânicos, o foco no cliente deve ser a nossa maior prioridade. Afinal, o nosso trabalho é construído inteiramente sobre os requisitos propostos pelo contratante.

    Por isso, há alguns anos, passamos a utilizar alguns princípios do Scrum aqui na i9. Trata-se de um método de trabalho desenvolvido para proporcionar um trabalho eficiente, buscando entender de forma efetiva a vontade do cliente.

O que há de especial nessa metodologia?

     O Scrum foi formalizado e publicado pela dupla norte-americana Ken Schwaber e Jeff Sutherland, ambos profissionais do ramo de desenvolvimento de software. De fato, a metodologia foi criada pensando em trabalhos de programação, mas diversos de seus princípios podem ser abordados em diversas outras áreas.

     Nesse post, estaremos abordando os principais conceitos, e como eles podem ser explorados no desenvolvimento de projetos mecânicos.

    Sprints: o sprint é a unidade de tempo utilizada nesta metodologia. Sua duração varia de acordo com o tipo de trabalho, mas costuma ser de pelo menos 2 semanas. Logo no início da sprint, são definidas as tarefas a serem realizadas até o fim desse período. As tarefas podem ser organizadas de uma forma bem ágil, ou seja, com desenvolvimentos simultâneos. No final, os resultados podem ser analisados e metrificados, proporcionando um maior entendimento da capacidade da equipe, e da natureza do projeto.

    Reuniões com o cliente: ao final de cada sprint, é marcada uma reunião rápida com os clientes, para apresentar os resultados das últimas semanas de trabalho. Essa simples reunião apresenta diversas vantagens, tais como:

  • maior transparência: um relacionamento melhor e mais saudável entre o prestador de serviços e o cliente
  • mais assertividade: sem um contato frequente, é quase certo de que o time do projeto acabará se desviando da ideia do cliente. É muito comum que projetos sem esse exercício de comunicação tenham problemas de desalinhamento, o que acaba alongando e encarecendo o seu término.
  • sugerir mudanças e melhorias: outro ponto positivo é poder deixar claro para o cliente as possibilidades em cada parte do projeto, bem como suas vantagens e desvantagens. Isso torna o serviço muito mais previsível para o cliente, evitando surpresas em sua conclusão.

    Reuniões de gerenciamento: dentro do sprint, são realizadas reuniões com uma alta frequência, ou seja, diárias. O objetivo é compartilhar as dificuldades e lições aprendidas em equipe. Nesses momentos, podem surgir ideias, ou algum membro com mais tempo disponível pode se oferecer a ajudar aquele com mais dificuldade.

    Não existe uma metodologia perfeita para nenhum processo, trata-se de um exercício de evolução constante, mirando uma maior produtividade e melhores resultados. E, sem dúvida, conhecer um pouco mais dos princípios do Scrum pode ser de grande impacto 

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Ficou com alguma dúvida?