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Como planejar e gerenciar suas estratégias para ter os melhores resultados

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O bom planejamento e gerenciamento dos processos das empresas foram colocados à prova no contexto global da pandemia e aqueles que conseguiram se adaptar à nova realidade obtiveram excelente desempenho. No entanto, as etapas estratégicas abordadas pelos gestores nem sempre resultam em qualidade final. Dessa forma, no artigo de hoje, traremos dicas de como planejar e gerenciar seu negócio de forma a obter os melhores resultados.

 

O Impacto do Gerenciamento Estratégico 

 

Sabemos que apenas elaborar e executar um plano de ação qualquer não resultará necessariamente na obtenção dos objetivos traçados. Da mesma maneira, a má gestão de um plano inicialmente bom também pode impactar negativamente nos resultados da empresa. Dessa forma, é essencial um monitoramento constante a fim de observar os riscos e oportunidades, inserir melhorias e corrigir os problemas a tempo.

Mas, antes de tudo, é necessário entender o que está por trás do planejamento em si. Assim, é extremamente importante identificar como os processos da empresa realmente funcionam antes de traçar algum objetivo, e, tal objetivo não deve ser estático, devem haver espaços para mudanças como, por exemplo, correção de problemas, adição de novas ideias e adaptação para os contextos de imprevisibilidade.

 

                                                  Do que consiste o planejamento estratégico?

 

1- Identificação: 

Em primeira instância, você precisará analisar em qual área do mercado a sua empresa está inserida, com isso, será possível identificar seus concorrentes e prováveis grupos de pessoas que possam compor a sua carteira de clientes.

 

2- Determinar o propósito da existência:

Nessa etapa, é necessário que você defina os princípios da empresa, como missão, visão e valores. Esses princípios irão ajudar você e o seu time a entender o propósito da empresa, o motivo da sua existência.

 

3- Direcionamento:

Defina um objetivo a ser alcançado, mas lembre-se que tais objetivos devem ser realistas, ou seja, condizentes com a demanda da sua empresa. Além disso, quantifique as metas, dessa forma, você conseguirá medir o quão eficiente o seu plano é e, se necessário, fazer as alterações ou correções necessárias para a obtenção do resultado almejado.

 

 

4- Monitoramento: 

Em seguida, analise as áreas da empresa, bem como os feedbacks dos clientes, dessa forma, você conseguirá identificar mais rapidamente os pontos fracos da empresa e corrigi-los a tempo.

 

5- Alinhamento: 

Finalmente, é importante que toda a empresa/equipe conheça os planos traçados, dessa forma, será estabelecida uma conexão entre você o resto do seu time que irá traduzir a fluidez dos processos.

É importante ressaltar que uma empresa pode aplicar um planejamento estratégico em determinadas áreas podendo, portanto, ter mais de um plano sendo aplicado ao mesmo tempo.

 

Após definir um plano para a sua empresa, o próximo passo é definir como ele será executado. Nesse momento, é crucial a elaboração de uma estratégia para tornar o seu planejamento realidade.

As perguntas abaixo podem guiá-lo na implementação de uma estratégia de ação:

 

Identificado o nicho, o que iremos fazer?

Como podemos atrair a atenção desses clientes?

Quantos clientes novos estamos recebendo?

Qual é a taxa de clientes recorrentes?

Qual o perfil desses clientes?

O que eles falam sobre a empresa?

O nosso produto supre as suas necessidades?

Como podemos inovar?

 

Lembre-se, as etapas básicas de gerenciamento estratégico requerem que você identifique, planeje, execute e avalie. Dessa forma, você conseguirá dizer quais processos você pode implementar, modificar ou manter. Além disso, é extremamente importante ter uma comunicação clara com o seu time para que todos entendam os processos da empresa e trabalhem em prol dos resultados desejados.

 

Agora que você conhece as principais etapas para obter resultados, que tal aplicá-las hoje mesmo!

Continue acompanhando o nosso blog para obter mais dicas e conhecimentos que podem ajudá-lo a alavancar o sucesso da sua empresa! 

Ficou com alguma dúvida?