Blog

Quais os tipos de inovação e como manter o seu negócio atualizado?

Tipos de Inovação em seu Negócio

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

     O contexto empresarial se mostrou em constante evolução e a inovação provou ser o principal diferencial para os clientes. Estar atento a novas oportunidades e se atualizar constantemente são fatores chave para o seu negócio sobreviver e prosperar. Nesse texto aprenda sobre os tipos de inovação e como aplicá-los em seu negócio.

     Estar conectado com tendência do setor do seu segmento e se adaptar às mudanças e preferências dos clientes do seu nicho, fazendo seu negócio estar sempre um passo à frente. Prever e antecipar mudanças de forma estratégica, consegue trazer maior entendimento frente ao que os clientes esperam e como podemos lidar desde a chegada até a fidelização do mesmo.

     Conectado a isso, o investimento em tecnologia é um recurso essencial para inovar tanto de forma interna como externa. Em relação a processos, é possível abordar por meio de ferramentas e  análises de dados para metrificar indicadores chave para gestão da organização. Investir em relação a novas tecnologias voltadas a marketing, jornada do cliente e modelo de negócio são formas de entender o público e abordá-lo de forma inteligente. Vale ressaltar, que todas essas frente podem utilizar melhoria contínua, assim tudo que é implementado sempre estará em constante mudança e adequação.

     Para finalizar, manter uma mentalidade de agilidade. É um fator chave, para se adaptar ao seu segmento. Quando isso se torna algo intrínseco da empresa, os membros estarão preparados para mudar estratégias e processos internos, conforme as necessidades do mercado.

Em que frentes podemos trabalhar a inovação?

     A inovação não é algo limitável em uma empresa, sendo que pode ser abordada em diversas frentes. Nesse texto abordaremos três tipos de inovação.

     Quando falamos de Inovação em Produtos, podemos trabalhar desde o surgimento, para atender as demandas do mercado, até sua implementação, por meio de processos e melhor interface com o cliente. Investimento em pesquisas e melhoria ao longo das etapas é algo crucial para auxiliar na agilidade, qualidade e interface com o cliente.

      Abordando o mesmo tópico, colocar o cliente no centro do processo. Investir em ferramentas e métodos para auxiliar nessa interfaces mostra um fator de rampagem, pois escutar feedbacks constantes acaba gerando insights que podem ser o diferencial em relação aos concorrentes do seu negócio.

     Já referente a Inovação a Processos, é essencial para melhoria e eficiência interna da organização. Essa frente está muito conectada à implementação de novas tecnologias para automatização de tarefas e adoção de práticas sustentáveis para a gestão. Essa atuação é necessária para otimizar a produção, agilidade e qualidade do core do seu negócio, tanto em relação a produtos como serviços.

     Para finalizar, a Inovação referente a Modelo de Negócios é uma abordagem que é ousada, mas muitas vezes é necessária. Trabalhar com a construção de um Business Model Canvas, para se ter uma proposta de valor bem definida, pautada e novas oportunidades, com segmentação de público clara é algo que pode envolver novas frentes de entrada de receita, adaptação de novos mercados e estratégias para o direcionamento da empresa. Fazer os clientes entenderem o que você quer entregar e qual seu diferencial, é um algo determinante para trazer novidades para seu negócio.

O que é possível concluir disso tudo?

     Um cenário no qual sua empresa está constantemente atrelada à inovação é muito positivo para o sucesso a longo prazo. Trabalhar com diferentes tipos de inovação e estar olhando criticamente, faz seu negócio estar preparado para enfrentar novos desafios e se adaptar ao mercado.

Ficou com alguma dúvida?